Jorginho, o dilema táctico de Jorge Costa

Jorge Costa terá em Jorginho uma solução?

O “quarto grande do futebol nacional” está cada vez mais personalizado, mais crescido, passando por um processo gradual de maturação. O Braga vai ganhando estofo a cada jogo que passa, apresentando-se à Europa do futebol como se já fosse cliente habitual destas andanças internacionais. No jogo de quinta-feira, os comandados de Jorge Costa entraram de peito feito no reduto do Bolton e mostraram uma qualidade de jogo bem superior aos ingleses. Faltou mais alguma coragem e, sobretudo, mais esclarecimento nos lances de ataque.

Houve serenidade defensiva, transmitida pelos centrais Paulo Jorge – muito bem no sentido de colocação – e Rodriguez, excelente a jogar na antecipação. Pressing alto e rápida recuperação de bola, por banda do trio do meio-campo – Andres Madrid, Catanheira e Vandinho – com o brasileiro também responsável pelas transições. Boa circulação de bola. Porém, faltou quem pensasse o jogo da turma bracarense. Os arcebispos estiveram orfãos de um estratega, de um médio criativo – organizador, de um elo que fizesse a ligação entre as linha intermediária e o ataque. Alguém que pudesse também funcionar como um segundo avançado, no apoio ao desamparado Linz. Pedir tudo isto a Vandinho está fora de questão.

Jorginho será o jogador que o Braga apresenta nas suas fileiras com as características mais indicadas para tais funções. Para se assumir como pensador de jogo, para definir com que linhas se cozem as ofensivas arsenalistas, para ser o patrão de jogo da equipa. Por esta razão, Jorge Costa não abdicou da sua presença no onze titular, mesmo tendo que o amarrar a uma ala. O técnico esperava de certo que o ex. portista pegasse de quando em vez na batuta do jogo, flectindo para o centro do terreno, sendo compensado na ala pelas subidas frequentes de João Pereira. Todavia, Jorginho raramente o fez. Com um jogo muito rendilhado, pouco esclarecido, perdeu-se frequentemente em lances de individualismo na ala direita ou na ala esquerda.

E se em vez de um 4-3-3 Jorge Costa tivesse apresentado diante do Bolton um “losango” (4-1-2-1-2) ou uma “árvore de natal” com apenas um trinco ou com um duplo-pivot (4-1-2-2-1 ou 4-2-2-1-1)? Alternativas tácticas que poderiam potenciar o papel de Jorginho enquanto organizador de jogo, colocando-o no seu verdadeiro habitat. Mas será que o jovem treinador contava com peças para estes puzzles? Vejamos o losango. A trinco, o vértice mais recuado, surgiria inevitavelmente Andrés Madrid, como médio interior direito apareceria Vandinho e a interior esquerdo estaria Castanheira – tem rotinas no lado esquedro do ataque, desde há muitos anos – , o playmacker seria então Jorginho, e como dupla de ataque, Linz e, porque não, Zé Manel? Rápido, explosivo, raçudo. Uma boa aposta para quebrar os rins dos sempre lentos defesas ingleses, como se veio a comprovar no lance do suposto penalty. A grande dúvida neste losango seria, eventualmente, a profundidade que Vandinho e Castanheira, este último já sem grande explosão, poderiam conferir ao jogo bracarense.

 Já o recurso a uma das duas variantes da “árvore de natal” – ilustremente executadas e exemplificadas pelo AC Milan – parece bem mais complicado. No 4-2-2-1-1 teria de se colocar um jogador ao lado de Andrés Madrid, o que poderia funcionar como embaraço táctico para o argentino, que veria o seu raio de acção muito mais reduzido, com eventuais problemas na ocupação dos espaços. Por sua vez, para jogar em 4-1-2-2-1, João Pinto – a braços com um processo disciplinar – seria o único com caraterísticas para fazer uma dupla de organizadores com Jorginho.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: