Micah Richards – Protótipo do futebol moderno

Richards é já uma certeza da selecção inglesa

Chama-se Micah Richards, tem 19 anos e é neste momento seguramente um dos maiores activos do Manchester City de Sven-Goran Ericksson.

Altura, robustez e velocidade são os aliados imprescindíveis do futebol do lateral direito, formado nas escolas do clube. Ver o nº2 do City em acção é um regalo para a vista. A sua imponência física destaca-se dos demais companheiros, o corredor direito da equipa torna-se pequeno para o ritmo frenético das suas autenticas “cavalgadas” rumo ao último terço do terreno. Poder-se-ia pensar que com 19 anos apenas ainda não se tem estatuto e mestria para liderar uma equipa. Pois bem, as teorias do futebol escapam-se-nos por entre as mãos quando se deparam com um dos mais novatos atletas da selecção Inglesa AA. Leu bem. O jovem de Birmingham iludiu a critica e é já uma certeza nas convocatórias de Steve McClaren.

A sua cultura futebolística torna-o mais que um excelente lateral moderno. Micah Richards tanto pode actuar no centro da defesa, como no vértice mais recuado do meio campo, mas é na lateral que se sente como “peixe na água”.  O seu futebol intenso, disputado a ritmo alucinante esgotam os seus opositores de flanco, afinal de contas, Richards é mais que um jogador de alta competição, é um protótipo a roçar a perfeição do atleta modelo do século XXI, onde o físico se sobrepõe à técnica, a velocidade à temporização. Ainda tem muito por aprender, e corre o risco natural de se perder nas escolhas que fará a curto prazo, quando a camisola do Man. City não puder estrangular mais o seu talento. Mas se continuar a evoluir como até então, teremos brevemente mais uma certeza. Richards será um dos melhores executantes na sua posição. Um caso que lhe proponho seguir com todo o interesse.

Deixe um comentário