Será desta Jesualdo?

jesualdo1

O FC Porto ficou hoje a conhecer o adversário nos oitavos-de-final da presente edição da Liga dos Campeões – o estreante Atlético Madrid, de Simão, Maniche, Assunção e uns tantos mais (Aguero e Forlan à cabeça). Difícil? Sim. Superável? Claramente, se a máquina olear. Com Rodriguez, Lisandro e Hulk cada vez mais entrosados nas  movimentações, trocas e deambulações, uma verdadeira avalancha de ataque cairá por cima da defesa colchonera.

Ontem, no âmbito das comemorações natalícias do FC Porto, o professor Jesualdo, ainda antes de conhecer o sorteio desta manhã, veio a ‘terreiro’ dizer que a sua equipa é ainda muito inexperiente na Liga dos Campeões e, como tal, é arriscado almejar por uma longa campanha na competição. O técnico ressalvou, no entanto, que possui cinco ou seis jogadores com maturidade na Champions – Helton, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Raúl Meireles, Lucho e Lisandro, essencialmente.

Lá no íntimo, Jesualdo acredita que desta feita, naquela que é a sua terceira presença na liga milionária, a passagem aos quartos-de-final será muito mais do que uma miragem. Depois de verem sonhos angustiosamente  gorados ante Chelsea (2006 – 2007) e Schalke 04 (2007 – 2008), nos oitavos-de-final, os tricampeões nacionais partem com dose de favoritismo perante um menos experiente Atlético Madrid. Mas, será Jesualdo capaz de afastar o fantasma das duas épocas anteriores, sobretudo a eliminação com o Shalke 04, um adversário teoricamente ao alcance dos portistas?

Esta eliminatória com o Atlético Madrid será mesmo o grande teste de Jesualdo Ferreira para renovar o período europeu do FC Porto pós-Mourinho. Foi com o Special One ao leme que os azuis e brancos ultrapassaram, pela última vez, os oitavos-de-final da Liga dos Campeões – deixaram para trás o Manchester United e só pararam com a taça na mão, em Gelsenkirchen, depois de baterem o Mónaco.

Recordemos o ‘onze’ titular que subiu ao relvado de Old Traford, para empatar (1-1) com o Man. United, e assim afastar a formação britânica nos oitavos-de-final da Champions 2003-2004. Guarda-redes: Vitor Baía; Defesas: Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente; Médios: Costinha, Maniche, Alenitchev e Deco; Avançados: Carlos Alberto e Benny McCarthy.

Façamos agora um esboço da possível equipa que o professor apresentará para enfrentar o Atlético, ressalvando as possíveis lesões ou variações de forma até  finais de Fevereiro. Guarda – redes: Helton; Defesas: Fucile, Rolando, Bruno Alves, Pedro Emanuel; Médios: Fernando, Raúl Meireles, Lucho e Rodriguez; Avançados: Lisando e Hulk.

Num próximo post, tentarei ver semelhanças e diferenças entre estas duas equipas do FC Porto, de Mourinho e Jesualdo.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: