Neca – Viver Ancara, ser Ankaraspor

neca

   Viver longe da família, dos amigos, dos costumes enraizados no sangue, do café escaldado no Café que se estende ao fundo da rua, nunca será fácil. Somos seres com urgentes necessidades sociais e torcemos o nariz à necessidade de virar a vida do avesso. No futebol as oportunidades são escassas e a casa segue forçosamente no fundo da mala de viagem. A busca pelo sucesso faz-se de cidade em cidade, de país em país, de cultura em cultura. Foi esse o caso de Neca que após quase uma década a espalhar o perfume do seu futebol pelos relvados da Liga Portuguesa, (ao serviço do “seu” Belenenses, do Vitória de Guimarães e do Marítimo) decidiu arriscar a sua sorte no campeonato turco. A equipa do Konyaspor acolheu o atleta. O atleta arrastou consigo o outro lado de si. O cidadão português à descoberta do desconhecido. O atleta procurou rapidamente adaptar-se ao futebol local. O cidadão sentiu dificuldades em enquadrar-se no quadro social que o rodeava. Hábitos religiosos que se sobrepunham a tudo o resto, poucos locais de lazer. O cheiro e o desassossego da cultura ocidental eram estranhos a Meram Konya.

 

Na época de 2007-08 tudo cambia. Ancara, a cosmopolita capital turca clama por Neca. O português acede ao pedido e passa a defender as cores do Ankaraspor, clube local. De repente tudo se conjuga. Atleta e cidadão perfeitamente adaptados. O resultado desse reencontro de vontades expressa-se em campo. Na presente época e decorridos que estão 16 jogos, Neca participou em 11 encontros e apontou 4 golos, um deles recentemente, numa soberba vitoria por 3-1 no terreno do Besiktas. O português trouxe à equipa aquilo que sempre o caracterizou. Excelente toque de bola, boa meia distancia, esclarecimento no transporte de jogo, técnica apurada, bom sentido de jogo colectivo. O mesmo Neca que se iniciou no Belenenses, a mesma irreverência, embora mais refinado e amadurecido. Um habitué no onze do team turco.

 

A equipa encontra-se em quinto lugar, a escassos quatro pontos do líder da tabela, o Sivasspor, e mercê da qualidade que tem o seu plantel, é possível que este ano haja uma surpresa no final do campeonato.  
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: