Cícero e Santana Carlos – a obrigação de encontrar o golo

cicero

Nos mandamentos do futebol, ordena-se que a construção da equipa surja de trás para a frente. Defender bem para atacar melhor. Destruir, segurar, subir saindo a jogar. Avançar para o golo, a única certeza do futebol. Depois? Correr para o abraço, erguer a bancada, soltar a loucura. Na procura desse pressuposto religioso estariam Roberto ou Jean Coral do Vitória de Guimarães. Lutam, desdobram-se, deixam a pele em campo mas o golo vira-lhes as costas a cada investida às redes. Não basta parecer matador, é preciso sê-lo de facto. E um clube com a dimensão do Vitória não pode dar-se ao luxo de se divorciar do golo. De viver de aparências.

Seguem-se Cícero e Santana Carlos na procura do golo. O primeiro é forte, explosivo e tecnicista q.b. Vai trazer mobilidade à equipa e capacidade de criar jogo ofensivo. Contudo não creio que Cajuda altere a estrutura táctica que explana a sua equipa em campo. O Vitória joga para um único ponta de lança. Duvido que Cícero se encaixe nesse papel solitário. Seria fugir aos seus princípios de jogo expondo-o em demasia na difícil relação com o golo.

Santana Carlos, angolano de 25 anos proveniente do Petro de Luanda, respirará seguramente melhor que Cícero dentro da área. São os números que o dizem. Na última época no Girabola, Santana fez 20 golos que ajudaram o Petro de Luanda de Bernardino Pedroto a conquistar o 14º Campeonato Nacional. Dir-me-ão que os níveis de intensidade e a qualidade da competição não são comparáveis aos ritmos europeus. Eu remeto-me para as declarações de Klaas-Jan Huntelaar aquando da sua chegada a Madrid – “Quem marca numa Liga, marca em qualquer lado”. Não poderia estar mais de acordo. Quem tem feeling para o golo, tem-no em qualquer campo.

Duas filosofias distintas na abordagem ao golo. Elaborando-o no primeiro caso. Selando-o no segundo.

 

Anúncios

One Response to Cícero e Santana Carlos – a obrigação de encontrar o golo

  1. Marcos diz:

    Estou bastante reticente sobre o valor destes dois futebolistas, dou-lhes o benefício da dúvida… a ver vamos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: